segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Soalheiro, grande produtor de excelentes vinhos do Minho, Portugal

Soalheiro é a primeira marca do vinho tipo Alvarinho, na região de Melgaço (o ponto mais a norte de Portugal). Melgaço é a região, onde a cepa Alvarinho melhor se adapta. O terreno é protegido por um conjunto de montanhas que criam condições de chuva, temperatura e horas de sol necessárias para o melhor amadurecimento das uvas.


Uma área significativa das vinhas utilizadas na vinícola Soalheiro Clássico provém da Quinta de Soalheiro. Nesta Quinta  se recorre a conceitos de produção que promovem a biodiversidade da fauna e flora local. É exclusivamente destas vinhas que nascem as uvas que vão dar origem ao Soalheiro Terramatter e ao Soalheiro Nature.


A casta Loureiro, para misturar com a Alvarinho provém regiões de Vinhos Verdes com influência atlântica, como o vale do Lima. A casta Loureiro apresenta sobretudo aromas de “lichia” e este terroir atlântico é perfeito para sua produção.


Depois de visitar vinícolas nas Rias Baixas, na Espanha e Outra no Minho, fui conhecer a Soalheiro, que é um grande produtor de vinhos verdes.


Lá chegando, juntei-me à um grupo, inclusive de brasileiros para conhecer a adega, que utiliza tanto Ovos de concreto, como cubas de Inox e grandes tonéis de madeira para fermentação de seus vinhos.

Passamos então para a sala de provas, onde experimentei:


Espumante Brut Alvarinho, produzido pelo método tradicional. Sua cor é amarela citrina, com bolhas finas e persistentes. É um delicioso espumante e o primeiro que provei do Minho.


Nature 2017, feito com a cepa Alvarinho, com 12,5% de álcool. Ele não sofre adição de Sulfito e pertence ao grupo de vinhos Naturais da Soalheiro e que não sofre filtragem. A cor e o aroma são intensos e sabor complexo.


Alvarinho Reserva 2016, com 13% de álcool e fermentado em carvalho francês. Sua cor é de um amarelo intenso. O vinho recebeu nota 94 RP para a safra 2012. Perguntei ao atendente se era um vinho de guarda e ele me serviu um outro da safra 2006, que era bem diferente mas estava bem vivo.


Oppaco, das cepas: Vinhão e Alvarinho, com 12% de álcool. É um vinho tinto agradável e persistente, o que é difícil de se obter na região.


Os outros vinhos produzidos pela Soalheiro são:


Allo Alvarinho e Loureiro. Alvarinho Dócil, com 9% de álcool, pleno de acidez e açúcar residual. Alvarinho Granit, com intenso mineral. Alvarinho Primeiras vinhas, feito com vinhas velhas. Mineral rose Alvarinho  & Pinot Noir. Alvarinho Terramater. Espumante brut rose. Alvarinho aguardente bagaceira.


Terminada a visita fui presenteado com uma garrafa de 3 litros (Jéroboam), Primeiras Vinhas 2017, da cepa Alvarinho. Ele é produzido com o conceito de vinhas biológicas, de parreiras de pé franco (sem enxerto).


Depois de tanta gentileza só tenho a agradecer à Soalheiro e à Mistral que me proporcionaram esta excelente experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...