quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

San Gimigniano - Toscana - Itália

Cercada de oliveiras e vinhedos fica San Gimigniano, uma cidade medieval da Toscana, famosa pelas suas torres feudais. No passado, lá existiam 72 torres, construídas pelas famílias influentes locais, para mostrar seus poderes. Hoje restam ainda 14 torres (estas torres não podiam ser construídas numa altura superior à da Comune).

A cidade foi fundada no século III AC pelos Etruscos, ganhando este nome no 10º século, em homenagem ao Bispo Saint Giminianus, que defendeu a cidade de Átila o Huno.

O centro da cidade tem quatro praças: Piazza dela Cisterna, Piazza Dome, Piazza Pecori e Piazza dele Erbe.

O vinho produzido na região é o Vernaccia de San Giminiano, produzido com a uva Vernaccia, que cresce na região. Este vinho foi considerado um dos melhores vinhos brancos italianos na renascença.

O filme ”Chá com Mussolini” foi parcialmente filmado em San Giminiano. Os afrescos que nele apareceram, foram protegidos da destruição na segunda grande guerra. Eles estão dentro do Duomo.
Estivemos lá há 21 anos, quando a cidade era bem tranquila. Dessa época para cá, a Itália teve um grande desenvolvimento, tornando-se então, um importante polo turístico, o que fez com que acabasse com a tranquilidade desta cidade.

Paramos num estacionamento fora dos muros da cidade e subimos as colinas até sua praça principal.
O agito era grande e tivemos que tirar foto do poço na Piazza dela Cistera, junto a um grupo de turistas. A praça é pavimentada com ladrilhos postos em forma de espiga.

Passamos pela Piazza Duomo, no estilo medieval, onde artistas pintavam as suas belezas.
San Giminiano é repleta de lojas de artesanato, principalmente de cerâmica feita e pintada à mão (pinto a mano, em italiano).

Contornamos os muros pelas ruas íngremes que os acompanham, apreciando a vista dos vales e das parreiras.

Descobrimos pelo passeio na cidade, o hotel Bel Soggiorno, onde ficamos hospedados há 21 anos, onde tem um restaurante com um amplo vidro, que dá uma bela vista para o vale. Nesta época que lá nos hospedamos, jantamos um delicioso prato de javali.

Visitamos um museu, no topo da cidade, que conta a história do vinho da região. San Giminiano fica no coração da região do Chianti.

Almoçamos na simpática Enoteca, Wine bar chamada Divinorum, coberta por uma parreira que mantem a temperatura amena. Comemos uma salada e javali afetati.

Provamos o delicioso Panizi da uva Vernaccia de San Giminiano 2007. Apesar de ser de 2007, é um vinho muito fresco. Recomendo abrir uma meia hora antes de tomar, para que ele fique mais leve. Este vinho é importado pela World Wine, e está na promoção por R$70,00.

Depois da visita, nos encaminhamos para a cidade de Siena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir

Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...