sábado, 5 de maio de 2012

Moustier Saint Marie - França

A cidade de Moustier Saint Marie fica na região dos Alpes Marítimos, na França.

Para chegar a esta cidade, passamos por uma região maravilhosa chamada “Gorges de Verdon”.

Gorges de Verdon é um canal formado pela erosão do rio Verdon, que desemboca num lago belíssimo de água azul cristalina.

Ali a estrada é estreita e sinuosa, com túneis e passagens escavadas nas rochas, uma maravilhosa e perigosa obra da natureza e da engenharia.

A vegetação da região é deslumbrante, mostrando suas cores que variam do verde ao amarelo e até mesmo o vermelho, sinalizando os traços do outono que vinha vindo, na Europa.

O chuvisco, que nos acompanhou pelo percurso, não permitiu um aproveitamento maior da paisagem, que deve ser maravilhosa com bom tempo.

Paramos no caminho para tirar fotos de alguns pontos principais, como recordação daquele leque de cores.

Chegando em Moustier, fomos para o simples e charmoso hotel “La Ferme Rose”, que custou €115,00 (sem café da manhã) (http://lafermerose.pagesperso-orange.fr/gb/index.htm). O proprietário do hotel era uma figura bem exótica, pois colecionava, com um gosto kitsch: bibelôs e equipamentos de cinema e teatro antigos, o que incluía um palco com cortinas e holofotes.

A vista da cidade que tínhamos do hotel era muito bonita! Era de lá que avistávamos o Moustier (mosteiro) encravado na rocha.

Fomos para o centro da pequenina cidade, aonde vimos o lindo riacho de cor clara que serpenteia ali. Moustier é toda decorada com esculturas e folhagens.

Obras de artes se espalhavam pelas ruas, enfeitando aquela singela e mística cidade.

Fiz a exaustiva escalada até o Moustier, vendo as cavernas onde os monges habitavam antes de sua construção.

Aguardamos, como de costume, o horário de abertura dos restaurantes, acompanhados de cerveja francesa, numa simpática taberna, onde trabalhava um brasileiro, perdido naquele fim de mundo.

Jantamos no divino restaurante Les Santons (http://www.lessantons.com/presentation.htm) onde comemos: como entrada, Patê de Foie e gambas; como prato principal tivemos Lapin e Carre d’agneau; e de sobremesa doces de maçãs.

A refeição foi acompanhado do bom vinho Domaine Richeaume (custa €17 nas lojas), produzido através de agricultura biodinâmica. Ele é feito com as cepas tradicionais da Provence:  Grenache, além de Cabernet Sauvignon e Syrah, o que resulta em um vinho harmonioso, com aromas de frutas vermelhas e especiarias.

Aproveitamos à noite para apreciar a vista da cidade e de suas muralhas.

No alto do morro, podemos ver uma estrelinha que fica pendurada entre as rochas pelos moradores locais. Ela decora o vilarejo e é o símbolo de Moustier.
Desta cidade partimos com o intuito de cruzar a região dos alpes rumo a cidade de Annecy.