quarta-feira, 2 de maio de 2012

Saint Paul de Vence Provence - França

Indo de Nice para Saint Paul, paramos na cidade de Grasse, famosa pela produção de perfumes, onde aproveitamos para conhecer a fábrica de perfumes Fragonard.

Nesta fábrica tivemos uma aula de como se extrai a essência das flores, que vem dos mais diferentes países, inclusive o Brasil, para formar os perfumes.
Não resistimos e compramos perfumes, sais de banho e sabonetes deliciosos.

Saint Paul de Vence fica na região dos Alpes Marítimos, uma parte da Provence, famosa pela produção de bons vinhos rosés.

A cultura da vinha, nesta região, foi introduzida pelos gregos no século VI A. C. e posteriormente pelos romanos no século V.
No final da idade média a terra já estava coberta com um grande vinhedo.

Em Saint Paul ficamos no maravilhoso hotel Le Saint Paul, que fica dentro da cidade, e que custou €147,00 (sem café da manhã) (http://www.lesaintpaul.com/en/hotel). O hotel é apreciado por seus clientes, que são recebidos com espumante, calissons e madeleines, na chegada. Além do charme das suas salas e quartos finissimamente decorados. O interessante deste hotel é que o café da manhã é refinado, caro, porém simples, sendo que, o queijo é cobrado a parte.

Para entrar na cidade, passamos por baixo da torre chamada “Port de Vence”, que é um dos poucos vestígios das muralhas medievais de Saint Paul.

A muralha que cerca a cidade tem por volta de 1 Km de perímetro e foi construída em 1.540. O interessante desta muralha é que constitui um dos primeiros exemplos de fortificação ” bastioned” alta da França, projetado por um arquiteto francês.

Do castelo que existia na cidade, a única parte que sobreviveu foi a masmorra, sendo que no topo de sua torre tem um sino com a inscrição:  a hora que convidamos você a sonhar.

Passeamos pela praça da fonte, que antes era o movimentado coração da aldeia, e onde existia um mercado que abria uma vez por semana.

Passamos por baixo do ”le pontis”, que é uma ponte que une os dois lados de uma construção sobre a rua.

No extremo oposto da entrada da cidade fica o cemitério, que era a região do núcleo inicial da cidade. Naquela época, o núcleo se formou ao redor da Igreja de São Miguel. No cemitério está o túmulo de Marc Chagal, que morou na cidade entre 1966 e 1985, pintando várias  paisagens de lá.

No exterior da cidade existe ainda a Fundação Maeght, que é uma meca da arte moderna e contemporânea.

Dentro de suas muralhas, a pequena cidade de Saint Paul esbanja charme e caras lojas de artesanatos da Provence. Não faltava uma fabricante de perfume à partir de suas essências, com seus frascos antigos. A dona da loja ficou brava quando me viu tirando fotos, o típico mau humor dos franceses.

A delicadeza de detalhes das residências aparecem tanto nas suas flores, como nas suas caixas de correios pintadas com os mais diversos motivos.

As construções eram todas de pedras, muito bem conservadas.
Na cidade de Saint Paul, moraram famosos artistas como Picasso, Chagal e Matisse, servindo de inspiração para suas obras.

A cidade tem ruas estreitas, chegando ao ponto das paredes serem da largura dos nossos ombros. Imagino como deve ser difícil tirar a humidade das casas ou mesmo secar as roupas. Lá não encontramos como na Itália, os varais coloridos com as roupas penduradas, nas janelas das casas.

Passamos por uma loja de azeites especiais, onde tirei uma foto com uma linda e simpática vendedora.

Jantamos num restaurante maravilhoso “Le Tilleul” , comemos uma deliciosa feuilletté de champignons, ravioles de lagosta, porco no molho de mostarda e magret de canard avec figues. O vinho que acompanhou foi o rosé Domaine Richeaume delicioso. Ele é produzido com as uvas Grenache, Syrah e Cinsault. Fizemos uma perfeita harmonização de vinhos com os pratos, uma boa surpresa para aqueles que tem preconceito com vinhos rosé.

Aproveitamos para ir a Vence para visitar a singela Saint Chapele du Rosaire de Matisse. O interessante é que Matisse dizia que sua verdadeira obra de arte estava lá. Nesse caso a sutileza e a  simplicidade de seu trabalho aparecem com força! Nesses trabalhos da chapelle existiam pouquíssimas linhas, desenhos em branco e preto e vitrais com formas orgânicas, azuis e amarelas. Na verdade a beleza do trabalho está na luz que atravessa os vitrais derramando cor em seu piso branco e liso.

Voltamos para Saint Paul e jantamos croque monsieur, juntamente com um delicioso suco de puras frutas vermelhas, aproveitando para rever as muralhas iluminadas.

De Saint Paul partimos para a cidade de Moustier Saint Marie, passando pelo deslumbrante canal de Verdon.