sábado, 2 de fevereiro de 2013

Restaurante Aguzzo.


Frequento o restaurante Aguzzo (agudo, perspicaz e aguçado) Cuccina e Vino desde sua abertura em 2006.


 Este restaurante fica em Pinheiros, na rua Simão Alvares 325 (fone: 3083-7363).

Sua instalação é ampla (foi aumentado recentemente), bem iluminada e de muito bom gosto.

O comando do restaurante ficou por conta de Luiz Resende, que ganhou experiência em restaurantes famosos como o Le Coq Hardy (francês divino que infelizmente fechou) e Parigi (do grupo Fasano).

A cozinha é comandada pelo chef Alessandro Oliveira, que também veio do restaurante Parigi.

Ali, sempre fui bem servido e os pratos deste restaurante nunca me decepcionaram. Por estas e outras é que volto lá com alguma frequência.

Desta vez, foi oferecido o Menu del Mezzogiorno, que incluia uma entrada, prato principal e sobremesa, por R$49,00. Este menu varia a cada semana e dá uma ideia dos pratos do restaurante.

O antipasti era uma salada de folhas verdes, com molho de alcachofras e parmesão. Estava divino!

Como prato principal, pedi o macarrão com molho de tomate e pancceta, que poderia estar um pouco mais al dente. Este prato também se apresentou com respingos de molho na louça, ao meu ver, uma falha de apresentação.  Eles oferecem um prático babador, gesto simpático, que aceitei logo.

De sobremesa pedi carolinas, que estavam muito boas e bem apresentadas.

Por ser um simples almoço da semana, acompanhei minha refeição com uma cerveja Cerpa. Neste caso, deu para ver o cuidado que tem, com o serviço: Deixaram a garrafa de cerveja na minha mesa, e como bebo devagar, ela logo aqueceu. Imediatamente o garçom me trouxe outra, que não foi colocada na conta, conservando-a então desta vez, num balde de gelo.

O café servido estava na temperatura e ponto perfeito. Lá eles utilizam café da Lavasa.

Outra vez em que lá estive, num outro almoço de domingo, me trouxeram graciosamente, uma pequena entrada: polenta junto com um ragu de vitelo, que estava muito bom.

O prato escolhido nesta ocasião, foi fagottini ripiene con caprino e tartufo, burro, noisette alle nociolle (massa recheada com queijo de cabra e trufa negra, manteiga e avelãs. Massa divina e com boa apresentação!

Como vinho, escolhi o Cardeto Rupestro, da uva Sangiovese, originário da Umbria. Era um vinho simples, mas combinou perfeitamente com o prato.

Numa terceira oportunidade ali no Aguzzo,  escolhi um peixe com molho de camarão e manjericão, que também estava muito bom.

O vinho que acompanhou o peixe, foi o Verdicchio dei Castelli di jesi. Apesar de simples, combinou bem com o prato.

E por final num quarto almoço em que lá estive, comi o lombo com polenta, bem saboroso.

O vinho que o acompanhou foi o Castillo Popiano, da uva Viognier. Nunca havia provado uma Viognier italiano. Ele me deu uma agradável surpresa.

O Aguzzo tem também uma máquina interessante de fazer macarrão a la chitarra, com um aparelho tradicional de madeira com cordas, que parece mesmo com uma guitarra.

Desta forma, a conclusão que chego é de que vou continuar a frequentar o Aguzzo, por sua bela cozinha e seu serviço caprichado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...