segunda-feira, 22 de julho de 2013

Albi, sul da França

De Toulouse fomos à Albi, cidade onde nasceu Henri de Toulouse-Lautrec, pintor impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris, no fim do século XIX. Artista boêmio e incrível que morreu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo.

Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.

Durante o nosso trajeto, passamos por Gaillac, para conhecer os vinhos desta AOC (Appellacion d’Origine Controlée).

O local de divulgação e degustação do vinho, ficava numa bela construção, à beira do rio, com uma ponte imponente.

Os vinhos tintos e rosés eram feitos das cepas: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Duras e Fer (Syrah). Existindo também vinhos tintos, feitos nos mesmos moldes do Beaujolais Nouveau, da uva Gamay.

Os brancos, por sua vez, feitos das cepas: Mauzac, Sauvignon blanc ou Muscadelle, Len de l'El e Ondenc. Eles produzem também vinhos de sobremesa e Espumantes.

Como estava dirigindo e o local estava muito cheio, provei apenas alguns vinhos simples e continuei a viagem.

No caminho de Albi, paramos na cidade medieval de Cordes-sur-Ciel, fundada em 1.222, um encanto no topo de uma montanha!

As construções de Cordes eram de pedra e cheias de pequeninos jardins e casas com artesanatos, atraindo os olhares curiosos dos visitantes.

Cordes foi eleita como uma das mais belas aldeias da França! Por lá passa um dos caminhos de Santiago de Compostela.

A cidade foi um centro da heresia dos cátaros, sendo hoje um centro de turismo da França.

No topo do morro, escolhemos o restaurante Le Panoramique, para iniciar a peregrinação pelos foies gras produzidos na região.

Provamos um Pain d’epice com geléia de figo, foie gras demi cuit e alface. Além disto, pedimos um Canard (pato).

O vinho que acompanhou este almoço foi o rosé Domaine Serrabelle 2010, da região de Gaillac, que harmonizou muito bem com o canard.

De entrada pedimos também uma salada com presunto cru.

O custo total desta refeição foi de 40 euros.

Depois do almoço continuamos rumo à Albi, debaixo de uma chuvinha desagradável. Nesta época, é bom lembrar, chove bem na região.

Visitamos igreja Saint Cecile, uma imensa construção de tijolos aparentes (a maior do mundo). Muito bonita!

Atrás da igreja tem um castelo, com um jardim deslumbrante, todo desenhado pelas folhagens!

Nesta cidade passa o rio Tarn, com suas belas pontes, criando assim um cenário maravilhoso!

Fomos ao museu Toulouse Lautrec, para conhecer suas lindas criações e engraçadas caricaturas.

Voltamos a Toulouse para o lanche comprado no supermercado: Queijos, Pães e vinho, que não poderia faltar.

No dia seguinte partimos para Rocamadour.