domingo, 28 de julho de 2013

Lyon, França


Os romanos reconheceram a rota estratégica do rio Ródano (Rhône) quando fundaram Lyon (denominada Lugdunum)  mais de 2.000 anos atrás.


Lyon é a segunda maior cidade francesa e capital da região do Ródano-Alpes, que fica na junção dos rios Ródano (Rhône) e Saône.


Lyon fica numa região privilegiada, famosa pela sua gastronomia e produção de vinhos Beaujolais, Condrieu, Cotes du Rhône e outros.


Na margem esquerda do rio Saône fica a Vieux Lyon, antiga área restaurada, formada por um emaranhado de ruas, passagem coberta, palácios renascentistas, restaurantes de primeira classe e animados bouchons (bistrôs) e finas lojas.

Esta foi a área onde a cidade foi fundada pelos romanos. Vestígios  desta próspera cidade existem no museu galo-romano, no alto da colina Fourvière. Na mesma região ficam as ruínas de dois teatros romanos que servem para apresentações de shows, como ópera e rock.


A cidade tem um toque de sul da França, onde o sol brilha constantemente e os transeuntes passeiam calmamente pela cidade, situação bem diferente de Paris.


O coração de Lyon fica numa estreita península formada pelos dois rios : Rhône e Saône, denominada Presqu’ile (quase ilha), com uma rua para pedestres com lojas chiques.


Passeamos pela região da velha (Vieux) Lyon, onde haviam museus de marionetes, escolas de vinho, cafés e lojas finas e de guloseimas.

Subindo de bondinho ao morro ao lado da Vieux Lyon, visitamos as ruínas do coliseu romano e a majestosa basílica de Fourvière.


No mesmo morro foi construída pelos não religiosos, uma réplica da Torre Eiffel, como o prédio mais alto da cidade.


Aproveitamos a estadia em Lyon, para conhecer um Authentique Bouchon Lyonnais, onde provei uma deliciosa granouille (rã), feita em molho de vinho tinto. Estava deliciosa!



Fomos também à tradicional Brasserie Georges .


Conhecemos uma Brasserie do chef Paul Boucuse, que ficava numa antiga estação de trem. Espaço este decorado com várias miniaturas de estradas de ferro, por onde passavam vários trens. Apesar de usar ingredientes mais simples do que do seu restaurante principal, o atendimento e qualidade dos pratos da Brasserie Georges foi maravilhosa.


Passeando pela cidade de Lyon vimos o prédio da Ópera, onde tinha um cartaz de apresentação de Nureiyev.


A prefeitura também tem também ali, uma magnífica construção.


O museu de Artes da cidade é muito bom, sendo que até o seu café é decorado com uma enorme pintura magnífica!


Lyon é repleta de praças com esculturas, fontes e áreas livres, algumas delas com castanheiras que derrubam seus frutos.


Numa de suas praças, observamos uma estátua em homenagem a Saint Exupery, que nasceu em Lyon.


Gostei muito de ter conhecido esta cidade, que apesar de grande, concentra a maioria dos seus pontos turísticos numa área possível de percorrer à pé.


Só senti não ter ido nesta ocasião à maravilhosa cidade de Annecy, que ficava a pouco tempo de lá.
Mais recentemente fui conhecê-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir

Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...