quinta-feira, 19 de junho de 2014

Rouen, Normandia, França

Aproveitamos que o dia estava chuvoso em Honfleur e viajamos para Rouen, a fim de conhecer seu relógio e seu museu.


Passeamos também pelo centro antigo de Rouen, pela rua do Gros Horloge e catedral de Notre Dame.


Visitamos a imponente e moderna igreja de Jeanne d'Arc, com seus lindos vitreaux.


Almoçamos num charmoso restaurante (les Caloges), onde nos foi oferecido um prato diferente, que mais tarde soubemos, tratava-se de timo (glândula). Não tive coragem de provar, mas Gisela adorou!


Fiquei mesmo com o menu a 17,5 Euros, optando por: terrine d’escargots de Bourgogne, asperges vertes, petit salade de chèvre frais (escargots da Borgonha, aspargos verdes e salada com queijo de cabra).


O delicioso vinho que acompanhou nosso almoço foi um Domaine La Bonnelière 2011, da região de Saumur Champigni (Loire).


Rouen é localizada na Normandia, no noroeste da França. É a capital da Alta Normandia e foi uma das mais prósperas cidades do norte europeu, na idade média.


Em 1431 Joana D’arc foi executada em Rouen.


Na Renascença, esta cidade viveu um grande desenvolvimento econômico, graças à pesca, aos tecidos de lã e a tapeçarias ali produzidos, além de outros produtos como o sal, que os navegadores de Rouen traziam de lugares como Setúbal, em Portugal.


Na busca de pigmentos para os tecidos, os comerciantes desta cidade interessaram-se pelo pau-brasil, fonte de um pigmento vermelho, o que fez de Rouen, o principal porto de entrada desta madeira na Europa no século XVI.


No campo artístico, floresceu uma arquitetura renascentista com muitos elementos góticos, como no Hôtel de Bourgtheroulde e no Palácio de Justiça, ambos construídos entre fins do século XV e inícios do seguinte. No século XVI, seguiram os trabalhos na catedral medieval da cidade, cujo portal central foi completado entre 1509 e 15218 . Na obra da catedral, trabalhou o escultor Jean de Rouen, que, mais tarde, instalou-se em Coimbra e tornou-se um dos escultores mais importantes do Renascimento Português.


 Rouen é conhecida pela sua catedral de Notre Dame , com a sua Tour de Beurre (torre de manteiga), financiada pela venda de indulgências para o consumo de manteiga durante a Quaresma . A fachada gótica da catedral (concluída em 1500) foi o tema de uma série de pinturas de Claude Monet , algumas das quais estão expostas no Musée d'Orsay em Paris.

O Gros Horloge de Rouen é um relógio astronômico que remonta ao século 16. Ele está localizado na rua Gros Horloge e é belíssimo!


Outras estruturas famosas existem na cidade tais como o Castelo de Rouen, cuja fortaleza é conhecida como o Tour Jeanne d'Arc, onde Joana d'Arc foi levada em 1431, ameaçada e torturada.


Outros pontos turísticos são: Palácio da Justiça , que já foi a sede do Parlement (corte francesa da lei) da Normandia, a gótica Igreja de St Maclou (século 15), e o Museu de Belas Artes ( do qual falei no início do texto) e Cerâmica, que contém uma esplêndida coleção de faiança e porcelana! Rouen também é conhecida por seus sobreviventes edifícios em enxaimel.


Há muitos museus em Rouen: Musée des Beaux-Arts, que contém obras de pintores famosos, como Claude Monet e Géricault; Musée Marítime fluvial e portuaire, que conta histórias do porto de Rouen e da navegação; Musée des Antiquités, com obras locais da idade do bronze e do renascimento: Musée de Céramique e Musée des Le Secq Tournelles.


No centro da Place du Vieux Marché está a igreja moderna da Santa Joana d’Arc. Esta é uma estrutura ampla e moderna, que domina a praça. A forma do edifício representa um barco viking.


Por estas e outras, Rouen merece uma visita!
Bela Cidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...