quinta-feira, 19 de junho de 2014

Rouen, Normandia, França

Aproveitamos que o dia estava chuvoso em Honfleur e viajamos para Rouen, a fim de conhecer seu relógio e seu museu.


Passeamos também pelo centro antigo de Rouen, pela rua do Gros Horloge e catedral de Notre Dame.


Visitamos a imponente e moderna igreja de Jeanne d'Arc, com seus lindos vitreaux.


Almoçamos num charmoso restaurante (les Caloges), onde nos foi oferecido um prato diferente, que mais tarde soubemos, tratava-se de timo (glândula). Não tive coragem de provar, mas Gisela adorou!


Fiquei mesmo com o menu a 17,5 Euros, optando por: terrine d’escargots de Bourgogne, asperges vertes, petit salade de chèvre frais (escargots da Borgonha, aspargos verdes e salada com queijo de cabra).


O delicioso vinho que acompanhou nosso almoço foi um Domaine La Bonnelière 2011, da região de Saumur Champigni (Loire).


Rouen é localizada na Normandia, no noroeste da França. É a capital da Alta Normandia e foi uma das mais prósperas cidades do norte europeu, na idade média.


Em 1431 Joana D’arc foi executada em Rouen.


Na Renascença, esta cidade viveu um grande desenvolvimento econômico, graças à pesca, aos tecidos de lã e a tapeçarias ali produzidos, além de outros produtos como o sal, que os navegadores de Rouen traziam de lugares como Setúbal, em Portugal.


Na busca de pigmentos para os tecidos, os comerciantes desta cidade interessaram-se pelo pau-brasil, fonte de um pigmento vermelho, o que fez de Rouen, o principal porto de entrada desta madeira na Europa no século XVI.


No campo artístico, floresceu uma arquitetura renascentista com muitos elementos góticos, como no Hôtel de Bourgtheroulde e no Palácio de Justiça, ambos construídos entre fins do século XV e inícios do seguinte. No século XVI, seguiram os trabalhos na catedral medieval da cidade, cujo portal central foi completado entre 1509 e 15218 . Na obra da catedral, trabalhou o escultor Jean de Rouen, que, mais tarde, instalou-se em Coimbra e tornou-se um dos escultores mais importantes do Renascimento Português.


 Rouen é conhecida pela sua catedral de Notre Dame , com a sua Tour de Beurre (torre de manteiga), financiada pela venda de indulgências para o consumo de manteiga durante a Quaresma . A fachada gótica da catedral (concluída em 1500) foi o tema de uma série de pinturas de Claude Monet , algumas das quais estão expostas no Musée d'Orsay em Paris.

O Gros Horloge de Rouen é um relógio astronômico que remonta ao século 16. Ele está localizado na rua Gros Horloge e é belíssimo!


Outras estruturas famosas existem na cidade tais como o Castelo de Rouen, cuja fortaleza é conhecida como o Tour Jeanne d'Arc, onde Joana d'Arc foi levada em 1431, ameaçada e torturada.


Outros pontos turísticos são: Palácio da Justiça , que já foi a sede do Parlement (corte francesa da lei) da Normandia, a gótica Igreja de St Maclou (século 15), e o Museu de Belas Artes ( do qual falei no início do texto) e Cerâmica, que contém uma esplêndida coleção de faiança e porcelana! Rouen também é conhecida por seus sobreviventes edifícios em enxaimel.


Há muitos museus em Rouen: Musée des Beaux-Arts, que contém obras de pintores famosos, como Claude Monet e Géricault; Musée Marítime fluvial e portuaire, que conta histórias do porto de Rouen e da navegação; Musée des Antiquités, com obras locais da idade do bronze e do renascimento: Musée de Céramique e Musée des Le Secq Tournelles.


No centro da Place du Vieux Marché está a igreja moderna da Santa Joana d’Arc. Esta é uma estrutura ampla e moderna, que domina a praça. A forma do edifício representa um barco viking.


Por estas e outras, Rouen merece uma visita!
Bela Cidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avaliação Nacional de Vinhos faz história e mostra a força do vinho brasileiro em novas regiões produtoras

Três das 16 amostras mais representativas são de vinícolas fora do Rio Grande do Sul, na maior edição na história do evento marcada pela div...