domingo, 24 de julho de 2016

Um delicioso domingo pelas vilas da Alsacia

Durante as viagens que fiz, pude perceber que os domingos muitas vezes podem ser um problema, pois quase tudo fecha neste dia. Não foi isto que aconteceu, quando eu estive recentemente, na Alsácia.

Soube naquela manhã que haveria uma feirinha na cidadela de Eguisheim, local que eu ainda não conhecia. Então decidi passear por lá.


Da mesma forma que outras cidadelas da região, Eguisheim também parecia encantada, com suas ruelas apertadas e muitas casas construídas no estilo Enxaimel.


No centro da cidadela havia uma praça com diversos produtos artesanais sendo vendidos, inclusive vinhos, a um preço barato para ser provado, tanto o mais antigo como o recém-saído da safra. Optei por experimentar o mais novo para conhecer um vinho da nova safra. Era gostoso mas simples.


Os produtos da charcouterie (embutidos) também não faltaram nesta feira. Todos eles feitos na região. Os queijos eram uma atração à parte, como costumam ser em toda França, fenomenais.


Passeamos pelas ruelas de Eguisheim para ver suas casas floridas e pintadas com diversas cores vivas.


Caminhamos também por praças, onde os charmosos restaurantes serviam do lado de fora, os pratos típicos da região.



Várias lojinhas estavam abertas, com todo tipo de produtos, principalmente os vinhos e produtos locais.



Entramos numa delas onde a especialidade eram os pains d’épices, que na verdade são pães de mel com especiarias, uma delícia.


Como a França é um país católico, não faltou uma igrejinha nesta visita. Um bela igrejinha com seu relógio de sol na cidade.

Fomos depois para outra cidadela, Ribeauvillé, em busca de re-encontrar um lindo riozinho que eu havia fotografado na última viagem à Alsácia.


Continuamos vendo o mesmo tipo de cenário, casinhas floridas e lojinhas de todos os tipos. 


Aproveitei para mostrar a um senhor, a foto antiga que eu havia tirado, do local que eu procurava rever.


Ele ao reconhecer o lugar nos disse que este rio ficava em Kaisesberg. E lá fomos nós!


As principais cidadelas da Alsácia são bem próximas umas das outras e as parreiras ladeavam o caminho. Vimos também um belo balão que sobrevoava região. Que linda vista as pessoas que estavam nele devem ter tido!


Kaisesberg era uma cidadela mais viva, com mais lojas de guloseimas, que nos impediam de fazer regime, delícias por todos lugares.


As casas de chá ali  tinham seu charme e divulgavam seus produtos apetitosos. Escolhemos uma delas para tomar um chá e provar suas deliciosas tortas de frutas.


As crianças brincavam pelas ruas, principalmente com bolhas de sabão que saíam de um ursinho encantado na janela de uma casa.


Para completar o cenário havia também um charmoso castelo no topo de uma montanha.


Em dada hora, os sinos das igrejas começaram à bater, anunciando a missa do fim do dia.


Finalmente encontramos o riozinho, que além de límpido, estava lindo, ao lado das casas floridas! 
Aproveitei para fotografá-lo de novo.


Voltamos contentes para Colmar, onde tomamos um lanche de fim de dia.


Em seguida partimos e nos despedimos de tão bela região:



Au revoir Alsácia! com suas encantadas cidadelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...