Quando passei pela região do Abruzzo, visitei a Vinícola Masciarelli, que tem seus vinhos importados pela Mistral, aqui no Brasil.
A cantina Masciarelli fica num palácio maravilhoso que passou recentemente por uma reforma, que deixou-o mais moderno, ainda que com sua aparência tradicional.
Pude participar nesta cantina de uma prova de 8 vinhos, sendo 2 brancos e 6 tintos
Os brancos foram:
Villa Gemma Bianco Colline Teatine IGT 2015, feito com as cepas: Trebbiano D’Abruzzo (80%), Cococciola (15%) e Chardonnay. Este é um branco espetacular, austero, bem estruturado e complexo, rico de aromas e sabores.
Marina Cvetic Chardonnay IGT 2013, bem estruturado e marcante, muito parecido com os Borgonha.
E os tintos:
Villa Gema, Montepulciano D’Abruzzo, que é um vinho imponente, com aromas de frutas pretas, especiarias e eucalipto, Na boca apresenta belos taninos bem resolvidos, sedosos e persistentes. É um vinho que está no mesmo nível que os bons Barolos e Toscanos.
Castello di Semivicoli Rosso Terre Aquilane IGT, das cepas: Merlot, Cabernet Sauvignon, Montepulciano D’Abruzzo (15%). É interessante notar que esta mistura de cepas francesas resultou bons vinhos nesta região.
Marina Cvetic Merlot e o Cabernet Sauvignon. Estes vinhos, com cepas francesas, ficaram muito delicados e expressivos na região. São equilibrados e aveludados.
Villa Gemma Rosso Montepulciano D’Abruzzo 2007, um vinho austero e marcante que expressa bem a cepa autóctone desta região. O vinho estava no ponto ideal de beber, podendo mesmo revelar toda suas qualidades. Este foi o vinho tinto que mais gostei, um verdadeiro presente do produtor. Ele vem ganhando sucessivos prêmios 3 Bicchieri do Gambero rosso, além de altas notas em outros guias de vinho, como Parker ( 92+ em 2006) e Wine Expectator (92 em 2006).
Acompanharam os vinhos: uma salada de bacalhau aos tomates, salada de pan celleri e tomates e queijo affumicatto (defumado).
A vinícola conta com 4 as linhas de vinhos:
Linha Classica: Masciarelli: Trebbiano (bco), Montepulciano Rosato (Montepulciano) e os tintos:
Montepulciano, Trebbiano e Cerasuolo d’Abruzzo DOC
Villa Gemma que é o carro-chefe da empresa com vinhos das cepas: Montepulciano, Cerasuolo e Bianco.
Linha Marina Cvetic: Montepulciano,Trebbiano, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot, Iskra (Montepulciano) e Grappa. Esta linha se caracteriza pela presença de cepas internacionais como Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay, além da Montepulciano d’Abruzzo, cujo vinho da safra 2010 recebeu a classificação 3 Bicchieri.
Linha Gianni Masciarelli e Linha Castelo Semivicoli.
A visita que fiz ao castelo foi muito interessante para conhecer melhor a variedade e a qualidade dos vinhos da região de Abruzzo, que apesar de pouco conhecidos, se equiparam aos grandes vinhos italianos.
Agradeço à Mistral pelo apoio a visita à vinícola.
Aproveitem as experiências que venho vivendo, enquanto procuro conhecer melhor o mundo dos vinhos. Também vou falar da gastronomia e de viagens pelo mundo, incluindo as principais regiões produtoras de vinho. Saúde! E boa leitura!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir
Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...
-
Com 10 anos, espumante que ficou submerso no mar da França chega ao mercado Objeto de desejo de colecionadores, rótulo traz luxo e exclusiv...
-
Graças à indicação de um amigo, fui conhecer em São Paulo, o restaurante MYK (abreviação de Mykonos), que fica na rua Peixoto Gomide 1972 (...
-
As experiências da Miolo em três terroirs brasileiros Do Vale dos Vinhedos, passando pela Campanha Gaúcha, até chegar ao Vale do São Francis...
Nenhum comentário:
Postar um comentário