segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A vinícola Masciarelli do Abruzzo

Quando passei pela região do Abruzzo, visitei a Vinícola Masciarelli, que tem seus vinhos importados pela Mistral, aqui no Brasil.

A cantina Masciarelli fica num palácio maravilhoso que passou recentemente por uma reforma, que deixou-o mais moderno, ainda que com sua aparência tradicional.

Pude participar nesta cantina de uma prova de 8 vinhos, sendo 2 brancos e 6 tintos

Os brancos foram:

Villa Gemma Bianco Colline Teatine IGT 2015, feito com as cepas: Trebbiano D’Abruzzo (80%), Cococciola (15%) e Chardonnay. Este é um branco espetacular, austero, bem estruturado e complexo, rico de aromas e sabores.

Marina Cvetic Chardonnay IGT 2013, bem estruturado e marcante, muito parecido com os Borgonha.

E os tintos:

Villa Gema, Montepulciano D’Abruzzo, que é um vinho imponente, com aromas de frutas pretas, especiarias e eucalipto, Na boca apresenta belos taninos bem resolvidos, sedosos e persistentes. É um vinho que está no mesmo nível que os bons Barolos e Toscanos.

Castello di Semivicoli Rosso Terre Aquilane IGT, das cepas: Merlot, Cabernet Sauvignon, Montepulciano D’Abruzzo (15%). É interessante notar que esta mistura de cepas francesas resultou bons vinhos nesta região.

Marina Cvetic Merlot e o Cabernet Sauvignon. Estes vinhos, com cepas francesas, ficaram muito delicados e expressivos na região. São equilibrados e aveludados.

Villa Gemma Rosso Montepulciano D’Abruzzo 2007, um vinho austero e marcante que expressa bem a cepa autóctone desta região. O vinho estava no ponto ideal de beber, podendo mesmo revelar toda suas qualidades. Este foi o vinho tinto que mais gostei, um verdadeiro presente do produtor. Ele vem ganhando sucessivos prêmios 3 Bicchieri do Gambero rosso, além de altas notas em outros guias de vinho, como Parker ( 92+ em 2006) e Wine Expectator (92 em 2006).

Acompanharam os vinhos: uma salada de bacalhau aos tomates, salada de pan celleri e tomates e queijo affumicatto (defumado).

A vinícola conta com 4 as linhas de vinhos:

Linha Classica: Masciarelli: Trebbiano (bco), Montepulciano Rosato (Montepulciano) e os tintos:
Montepulciano, Trebbiano e Cerasuolo d’Abruzzo DOC

Villa Gemma que é o carro-chefe da empresa com vinhos das cepas: Montepulciano, Cerasuolo e Bianco.

Linha Marina Cvetic: Montepulciano,Trebbiano, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot, Iskra (Montepulciano) e  Grappa. Esta linha se caracteriza pela presença de cepas internacionais como Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay, além da Montepulciano d’Abruzzo, cujo vinho da safra 2010 recebeu a classificação 3 Bicchieri.

Linha Gianni Masciarelli e Linha Castelo Semivicoli.

A visita  que fiz ao castelo foi muito interessante para conhecer melhor a variedade e a qualidade dos vinhos da região de Abruzzo, que apesar de pouco conhecidos, se equiparam aos grandes vinhos italianos.

Agradeço à Mistral pelo apoio a visita à vinícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...