segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A vinícola Masciarelli do Abruzzo

Quando passei pela região do Abruzzo, visitei a Vinícola Masciarelli, que tem seus vinhos importados pela Mistral, aqui no Brasil.

A cantina Masciarelli fica num palácio maravilhoso que passou recentemente por uma reforma, que deixou-o mais moderno, ainda que com sua aparência tradicional.

Pude participar nesta cantina de uma prova de 8 vinhos, sendo 2 brancos e 6 tintos

Os brancos foram:

Villa Gemma Bianco Colline Teatine IGT 2015, feito com as cepas: Trebbiano D’Abruzzo (80%), Cococciola (15%) e Chardonnay. Este é um branco espetacular, austero, bem estruturado e complexo, rico de aromas e sabores.

Marina Cvetic Chardonnay IGT 2013, bem estruturado e marcante, muito parecido com os Borgonha.

E os tintos:

Villa Gema, Montepulciano D’Abruzzo, que é um vinho imponente, com aromas de frutas pretas, especiarias e eucalipto, Na boca apresenta belos taninos bem resolvidos, sedosos e persistentes. É um vinho que está no mesmo nível que os bons Barolos e Toscanos.

Castello di Semivicoli Rosso Terre Aquilane IGT, das cepas: Merlot, Cabernet Sauvignon, Montepulciano D’Abruzzo (15%). É interessante notar que esta mistura de cepas francesas resultou bons vinhos nesta região.

Marina Cvetic Merlot e o Cabernet Sauvignon. Estes vinhos, com cepas francesas, ficaram muito delicados e expressivos na região. São equilibrados e aveludados.

Villa Gemma Rosso Montepulciano D’Abruzzo 2007, um vinho austero e marcante que expressa bem a cepa autóctone desta região. O vinho estava no ponto ideal de beber, podendo mesmo revelar toda suas qualidades. Este foi o vinho tinto que mais gostei, um verdadeiro presente do produtor. Ele vem ganhando sucessivos prêmios 3 Bicchieri do Gambero rosso, além de altas notas em outros guias de vinho, como Parker ( 92+ em 2006) e Wine Expectator (92 em 2006).

Acompanharam os vinhos: uma salada de bacalhau aos tomates, salada de pan celleri e tomates e queijo affumicatto (defumado).

A vinícola conta com 4 as linhas de vinhos:

Linha Classica: Masciarelli: Trebbiano (bco), Montepulciano Rosato (Montepulciano) e os tintos:
Montepulciano, Trebbiano e Cerasuolo d’Abruzzo DOC

Villa Gemma que é o carro-chefe da empresa com vinhos das cepas: Montepulciano, Cerasuolo e Bianco.

Linha Marina Cvetic: Montepulciano,Trebbiano, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot, Iskra (Montepulciano) e  Grappa. Esta linha se caracteriza pela presença de cepas internacionais como Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay, além da Montepulciano d’Abruzzo, cujo vinho da safra 2010 recebeu a classificação 3 Bicchieri.

Linha Gianni Masciarelli e Linha Castelo Semivicoli.

A visita  que fiz ao castelo foi muito interessante para conhecer melhor a variedade e a qualidade dos vinhos da região de Abruzzo, que apesar de pouco conhecidos, se equiparam aos grandes vinhos italianos.

Agradeço à Mistral pelo apoio a visita à vinícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avaliação Nacional de Vinhos faz história e mostra a força do vinho brasileiro em novas regiões produtoras

Três das 16 amostras mais representativas são de vinícolas fora do Rio Grande do Sul, na maior edição na história do evento marcada pela div...