segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A região do Abruzzo, sul da Itália

Na minha viagem de 2016 à Itália, chegamos em Roma e fomos direto para a região do Abruzzo (80 km de Roma), com o objetivo de visitar a Cantina Masciarelli. (https://www.youtube.com/watch?v=nd8Rp5Vv2Dw)

No caminho para o Cstelo di Semivicoli paramos na cidade de Sulmona, famoso pela produção dos conferir, que são amenoduas revestidas de açúcar. Eles podem ser comidos, dados de presente de casamento ou outras cerimônias ou usados como decoração.

Ficamos hospedados no espetacular Castello di Semivicoli (https://www.youtube.com/watch?v=SP9-unUyxCo), onde fica a cantina Masciarelli, no meio de parreiras e da natureza.

Abruzzo é conhecida como "região mais verde da Europa" com um terço do seu território, reservado como parques nacionais e protegidas reservas naturais: Existem três parques nacionais, um parque regional, e 38 reservas naturais protegidas. Estes asseguram a sobrevivência de 75% das espécies vivas da Europa, incluindo espécies raras.

Até algumas décadas atrás, Abruzzo era uma região da pobreza no Sul da Itália. Ao longo das últimas décadas, no entanto, desenvolveu-se a tal ponto que escapou da espiral do subdesenvolvimento para se tornar a "primeira" região do Mezzogiorno italiano.

O vinho mais famoso da região é o Montepulciano d’Abruzzo. No final do século XX e início do século XXI, Montepulciano d'Abruzzo ganhou uma reputação como um dos mais  exportados DOC da Itália.


L'Aquila é a cidade capital da região de Abruzzo e segunda maior cidade. L'Aquila foi atingida por um terremoto em 6 de Abril de 2009, que destruiu grande parte do centro da cidade. A maior cidade da região é Pescara que fica no litoral.

A chamada Costa Trabocchi é um trecho muito pitoresco da costa do Abruzzo, conhecida pelas máquinas de pesca antigas que ainda podem ser vistas pelos turistas. Hoje em dia, muitas delas se transformaram em simpáticos bares.

O castelo di Semivicoli, por sua vez, foi totalmente restaurado, inclusive com equipamentos de muito bom gosto, que dão muito conforto aos hóspedes, sem alterar as características do castelo. Ele conta com 11 habitações, com características diferentes e de dois padrões.

O serviço ali é esmerado e o café da manhã é farto e diversificado, servido num ambiente antigo, com decoração original de sua época. Muito acolhedor!

O que me agrada nas visitas à Itália é que é possível encontrar, nos locais mais escondidos, restaurantes muito bons, como foi o caso do restaurante Angelo, indicado pela vinícola.

No segundo dia da visita ao Abruzzo fomos também passear pelo litoral na Costa Trabocchi com seu mar de um azul deslumbrante e seus curiosos Trabocchis.

Depois desta agradável chegada à Itália, partimos para conhecer a Puglia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...