terça-feira, 7 de março de 2017

Galipoli, outra jóia da Puglia

-->
Aproveitando que estávamos hospedados em Lecce, resolvemos conhecer ali perto, a cidade de Galipoli, chamada de portal do mar Jônico, ainda na Puglia.


A cidade é famosa pelos seus prédios com estilo barroco leccese e por ter monumentos de grande importância.


Um dos principais pontos turísticos de Galipoli é o castelo fortaleza, construído pelos bizantinos no século XIII, com muros poligonais e torres redondas.


Gallipoli fica na costa da Península de Salento, no Mar Jônico, na parte oeste do salto da botaitaliana. Gallipoli fica a cerca de 40 quilômetros de Lecce.


O nome Gallipoli vem da palavra grega Kallipolis, Kalli, que significa Bela e Poli que significa Cidade. A Cidade Belafoi fundada na época da Magna Grécia, quando os gregos ocuparam todo o sul da Itália durante parte da Idade Antiga.


Estacionamos o carro fora do centro histórico. Atravessamos uma ponte e passeamos pelo gracioso e pequeno centro, com seus becos e lojas de artesanato local.  Encontrei numa vitrine um aguardente de alcachofra que me deixou curioso... Pena que não tinha um para experimentar.

Vi também muita pimenta pelas lojas, pimentas denominadas viagra de Salento (península onde fica a cidade, banhada por um lado pelo mar Jônico e pelo outro pelo Adriático).


A cidade tem uma rua que a circunda, que nos leva a uma praia, não muito convidativa para banhos, mas que oferece uma bela vista. Lá paramos para refrescar-nos um pouco e tomar um suco. Os restaurantes neste local ofereciam uma variedade de frutos do mar frescos.


Passamos também pela Catedral de SantAgata, imponente e que possui pinturas maravilhosas e uma bela fachada barroca.


O caís do porto de Galipoli é um local interessante, onde os barcos de pesca chegam e vendem seus peixes frescos, muitos deles ainda vivos.


Na cidade, perguntamos por uma praia mais agreste para o banho de mar e nos indicaram a Bahia Verde, praia de mar translúcido e areia clara, onde nadamos junto com pequenos peixes.


Nesta região vimos vários locais fechados onde se alugam barracas e guarda sois, além dos bares disponíveis com serviço de praia.

A água do mar estava da Bahia Verde estava quente e a paisagem era idílica, naquela bela manhã de outono.

De lá, voltamos para Lecce e no caminho o nosso carro, um Citroen, teve problemas com a manutenção. Ligamos então para a locadora Europcar, que nos disse que se o veículo andasse, devíamos continuar a viagem para o aeroporto de Bari para trocá-lo. Fizemos isso no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...