sábado, 3 de dezembro de 2011

Desafio Harmonização

Fui desafiado pelo meu amigo Edu Simões, que além de ser um excelente fotógrafo, é um cozinheiro de primeira, a harmonizar um vinho com um prato que ele faria.

E assim foi.
O prato era um delicioso risoto de funghi porcini.
Aceitando este desafio, achei que era hora de abrir um vinho que descansava por 16 anos na minha adega. Sim, acreditava que ele estava no ponto.
O vinho era um Brunello de Montalcino “Pian de la Vigne” 2005, produzido pela vinicola Antinori.
Apesar de tentar uma harmonização um tanto forçada, pois teoricamente seria mais correto harmonizar tal prato com um vinho branco, achei que, com o funghi porcini, este Brunello, já amansado pelo tempo de guarda, poderia ser adequado.

Abri o vinho, verifiquei que estava vivo ainda e o coloquei no decanter por uma hora.
Tivemos como entrada pão com patês recentemente trazidos da França pelo Edu.
Edu esteve lá  para sua exposição de fotos, além de outros dois fotógrafos brasileiros, no mais importante centro de fotografia do mundo, Maison Européene de la Photographie, Paris . (http://www.edusimoes.com.br/news.php)

Por incrível que pareça, as fotos eram coloridas, em geral a marca registrada do Edu é trabalhar em preto e branco,e assim ele fez inclusive no caso da Amazônia.
As fotos maravilhosas de Edu para esta exposição,tiveram o nome de “Gastronomia para um dia de trabalho”, e retratavam marmitas de operários com toda uma simplicidade
Voltando para nosso almoço, posso dizer que o risoto veio à mesa com um maravilhoso aroma de funghi porcini!
Era chegada a hora então do teste do vinho.
A experiência foi divina, o vinho nesta altura, apresentava-se domado,ou seja ele estava amadurecido e exalava aromas de fungos, chocolates e subois. A cor estava para um vermelho acastanhado, com amplo halo aquoso.
O sabor então era maravilhoso, lembrando frutas vermelhas em compotas, chocolates, cafés... Pode-se dizer que era um vinho profundo, aveludado, denso e com longa persistência. Descia macio como se fosse um licor.
O encontro foi maravilhoso, mais agradável ainda pela presença de nossas esposas, Gisela e Maristela.
Foi uma ocasião inesquecível, e talvez o  vinho que mais gostei na minha vida!
Ainda em tempo, em excelente companhia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...