quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Arezzo - Toscana - Itália

Aproveitando por ser próxima de Cortona, a cidade de Arezzo, resolvemos visitá-la.
Arezzo que fica na Toscana também, é uma das mais importantes cidades fundadas pelos etruscos na Itália. Foi lá que foi filmado “A vida é bela”.


A cidade de Arezzo foi o berço de homens ilustres como: Francesco Petrarca (o maior poeta lírico da Itália), Piero dela Francesca e  Michelangelo (gênios da renascença), e Giogio Vasari (pintor e arquiteto).

Como o centro antigo da cidade é cercado de muros, tivemos que estacionar nos arredores e cruzarmos uma de suas portas.

Visitamos as praças e monumentos, como o de Petrarca, no meio de um belo parque.

Passeamos pela ”Piazza Grande”, com sua catedral e prédios históricos.

Visitamos a casa de Petrarca e a de Giorgio Vasari.

Encontramos lojas de alimentos sofisticados. Os acetos balsâmicos de lá variavam dos comuns até os frasco como os de perfume, com produtos envelhecidos por 10, 20 ou 30 anos,e com o preço subindo com a sua idade de envelhecimento. Não resistimos e compramos um aceto de 12 anos.



A região de Arezzo é importante na produção de vinho e produtos do campo. Para melhor conhecer as suas características visitamos o centro de informações da “Strada del Vino, del Olio e dei Sapori di Toscana”.

Mais em especial, estava interessado na “Strade de Vino Terre di Arezzo” (http://www.stradadelvino.arezzo.it/). Esta estrada tem 200Km e vai do rio Arno até o Parque natural de Caviglia.

O território de Arezzo tem uma importante produção de DOCG “Chianti Colli Arentini”e três DOC com vinhos tintos, rosés e Vinsanto: Cortona, Valdichiana e Pietraviva.

As principais cepas tintas da região são: Sangiovese, Canaiolo, Ciliegiolo,  Malvasia Nera, Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Quanto à brancas temos: Trebbiano, Malvasia Bianca, Chardonay e Grechetto.
Os queijos produzidos na região são: Caprini, Pecorino a latte crudo e ricota.
São produzidos também ótimos azeites extra virgem.

Depois de termos conseguido informações da região, voltamos a Cortona.

Um comentário:

  1. Muito interessante!!
    Estou indo para lá e fico feliz em ter essas informações!

    Thais Soares

    ResponderExcluir

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...