sexta-feira, 29 de junho de 2012

Granada Espanha

De Toledo, nos dirigimos à cidade de Granada, que fica na comunidade autônoma da Andaluzia, na Espanha, aos pés da Serra Nevada.

Procuramos um hotel próximo ao complexo da Alhambra, que é o principal ponto turístico da cidade, para facilitar o passeio.

Alhambra é uma fortaleza e palácio, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1984, além do Generalife e o bairro de Albaicín. Esta riqueza histórica, fruto da tripla influência muçulmana, judia e cristã, fazem de Granada uma das principais cidades turísticas e culturais da Espanha.

Alhambra é uma cidade murada (medina), que ocupa a maior parte de uma colina. Na Alhambra encontravam-se todos os serviços próprios e necessários para a população que ali vivia: palácio real, mesquitas, escolas, oficinas, etc.

Trata-se dum rico complexo palaciano e fortaleza (alcazar ou al-Ksar) que alojava o monarca da Dinastia Nasrida e a corte do Reino de Granada. O seu verdadeiro atrativo, como noutras obras muçulmanas da época, são os interiores, cuja decoração está no cume da arte islâmica. Esta importante atração turística espanhola exibe os mais famosos elementos da arquitetura islâmica no país, juntamente com estruturas cristãs do século XVI e intervenções posteriores em edifícios e jardins que marcam a sua imagem tal como pode ser vista na atualidade.


A Alhambra é um conjunto de construções, feita com técnicas inventivas como, um conjunto de canais que fazem a água circular por baixo dos prédios, aumentando a umidade e reduzindo a temperatura ambiente.


O complexo é maravilhoso. Lá existem lagos, fontes e jardins por todo o complexo, além de uma mesquita, transformada em igreja.

Ela foi construída no século XIII,  durante a ocupação árabe na Península Hibérica.

Povoada desde o tempo dos Iberos (século VIII a.C.). Há restos de muralhas defensivas do século VI a.C. em Granada. Os romanos chamavam-na Iliberis e formava parte do Reino Visigodo de Toledo.

Em 711, os árabes, chefiados por Tarik, submetem Iliberis. A cidade passou então a ser conhecida como Elvira ou Ilibira.

Granada representa o culminar do processo da Reconquista cristã da Península Ibérica, já que foi a última cidade a ser tomada dos mouros, pelos Reis católicos.
 Generalif
Dizem que o último sultão árabe do emirado de Granada, Boadbil, gostava tanto de Granada, que era pobre, pois gastava todos os seus recursos para defender a cidade. Quando foi cercado na Alhambra pelos reis da Espanha, se entregou, para que a cidadela não fosse destruída.
 Mirador de Narayama 
Quando teve sua última visão da Alhambra, o sultão chorou e sua mãe disse: choras como uma mulher, por aquilo que não pode defender como homem.

No interior do recinto da Alhambra fica o Palácio de Carlos V, um palácio erguido pelo Imperador Carlos V do Sacro Império Romano Germânico em 1527.
 Albaicin
Em Granada existe um bairro, denominado Albaicín, um bairro num cume com um povoamento peculiar desvinculado do resto da cidade. Este bairro tem ruas estreitas, mesquitas que foram transformadas em igrejas e casas com amplos jardins, além de pontos com vista para Alhambra e a Serra Nevada.

Existe também em Granada, o bairro Sacromonte, onde existem inúmeras cavernas "cuevas" em que os judeus se refugiavam, sendo ocupadas depois pelos ciganos. Hoje em dia lá existem diversos restaurantes, bares e casas de espetáculos onde se dança o Flamenco. Este bairro é muito frequentado por boêmios, e artistas de Flamenco.

O Generalif, por sua vez, é uma vila com jardins utilizada pelos nasridas muçulmanos, do reino de Granada, como lugar de descanso.  Foi concebida como vila rural, onde jardins ornamentais, hortos e arquitetura se integravam. Generalife se encontra aos pés da cadeia montanhosa de Serra Nevada, de onde se pode ver toda a cidade.

Ficamos extasiados com a beleza da Alhambra, seus jardins e lagos, ricamente decorado com arabescos.

Jantamos na Alqueria de Morayama ( http://www.alqueriamorayma.com/), com uma linda vista da Alhambra iluminada.
O restaurante possui uma plantação de uvas para sua bodega, à uma altitude de  1.000m, em direção à serra Nevada,. Os hospedes da Alqueria podem participar da vendemia.

Passeamos pela encantadora cidade de Granada, com cafés e outros prédios de muito bom gosto.

De lá partimos para Malaga, com o objetivo de pegar uma excursão para o Marrocos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...