sexta-feira, 15 de junho de 2012

Toledo, Espanha

Em uma viagem pelas principais cidades da Espanha, decidi iniciar por Toledo, que fica a 70km de Madrid (que já havia visitado em outra viagem). A cidade de Toledo é a capital da comunidade de “Castela-La Mancha”.

A região de Castela-La Mancha (http://www.lamanchawines.com/) é a maior produtora de vinhos do mundo, com mais de 26 variedades de uvas e 9 Denominacion de Origen: Almansa, Jumilla, Manchela, Méntrida, Mondéjar, Ribera del júcar, Uclés, e Valdepeñas.

A região tem uma mistura única de terroir, clima e tradição vinícola, produzindo vinhos de qualidade, com uma excelente relação custo/ benefício. Existem ali cerca de 600 bodegas, com uma produção anual de 20 milhões de hl.

A região faz divisa com a Andaluzia, Aragão, Extremadura, Valência e Madrid.

O estande de vinhos da região de Castela-La Mancha, durante o evento da Expovinis 2012, foi um dos maiores da feira.

Pelo caminho em direção a Toledo, já nos deparamos com moinhos de vento, nos lembrando das aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança. Não resisti e parei para tirar algumas fotos.

Paramos também para tomar um lanche, quando vimos uma linda flor de alcachofra à beira da estrada.

Toledo era uma cidade famosa pela produção de aço, principalmente de espadas; e ainda é um centro de produção de facas e artefatos de metal.

Cervantes descreveu Toledo como a “glória da Espanha”.

A parte antiga da cidade fica num morro, cercado pela curva do rio Tejo.

Lá ficamos hospedados no divino Parador (http://www.paradores-spain.com/spain/ptoledo.html?gclid=CKfxj8-dsrACFcSa7Qod6WjCVw), que fica numa localização deslumbrante, em cima do morro Cerro del Imperador, do outro lado do rio Tejo, com uma vista muito bonita da cidade.

A cidade tem vários pontos históricos como: o Alcázar ( um imponente prédio, que foi inúmeras vezes a residência oficial dos reis da Espanha), a catedral (uma das 3 catedrais góticas da Espanha) e o Zocodover (antigo mercado central árabe, hoje é uma praça no coração da cidade).

Atravessamos o Tejo de Carro e fomos visitar os pontos turísticos da cidade. Ficamos maravilhados com a grandiosidade do Alcázar, só imaginando a opulência dele à época em que a cidade pertenceu aos árabes.

Subimos um caminho íngreme, e o calor de julho era escaldante. Paramos então em um bar, na praça do Zocodover, para tomarmos uma refrescante sangria, acompanhada de um delicioso sanduiche de jamon crudo.

Visitamos as lojas de armas, a fim de conhecermos as espadas, escudos e vestimentas dos cavaleiros da época medieval.

O Café da manhã do nosso parador era delicioso e bem típico da Espanha. Servia vários tipos de embutidos e pães, uma verdadeira refeição.

Toledo se originou de um assentamento romano em 190 A.C. Com a chegada dos árabes no século 8 D.C. a cidade viveu seu apogeu. Foi reconquista por Afonso VI de Castela, em 1085, marcando a queda de uma grande cidade sob domínio árabe.

Toledo era famosa pela sua tolerância religiosa e possuíam grandes comunidades de judeus e muçulmanos (sendo conhecida como cidade das 3 culturas), até que eles foram expulsos da Espanha em 1492. Por esta razão, a cidade tem importantes monumentos religiosos como: a sinagoga de Santa Maria de la Blanca, posteriormente convertida e em igreja católica e a mesquita de Cristo de la Luz.

Toledo nos impressionou por sua beleza e é uma cidade espanhola que costumo indicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...