terça-feira, 14 de outubro de 2014

Udine, Friuli italiano

Estive em 2014 na cidade de Udine, que fica na região do Friuli Italiano, com objetivo de visitar a cantina Di Lenardo.

Udine tem uma arquitetura eclética, resultado de várias influências, desde o veneziano, o art déco e o estilo renascentista. (http://www.youtube.com/watch?v=2wRElPYq9-I).

Fiquei hospedado no Hotel Ambassador Palace Via Giosuè Carducci, 3310046 (Morada Carducci 46) (http://www.ambassadorpalacehotel.it/eng/home.php?lang=eng)
(E$ 140,00 com café
da manhã e taxas, o apto duplo).
Excelente hotel sem falar na torta da nonna oferecida nos cafés da manhã! 

No primeiro dia em Udine, saímos passeando pela cidade, pois o hotel fica próximo ao centro, a fim de conhecer os seus belos prédios:

Palazzo Antonini, que foi construído em 1550, para a família Antonini, proprietária de outros palácios na cidade. 

Igreja da Santa Maria della Purità, que possui afrescos do século XVIII, feitos por Givanni Battista Tiepolo.  

A igreja Santa Maria do Castelo, a mais velha de Udine, que chama atenção pelo seu porte e rusticidade.

O castelo, do século XVI, que fica no centro, no topo de um morro, de onde se tem uma boa vista da cidade. O acesso ao castelo se dá através de um pórtico de 1556.

A Loggia Del Lionello, que é um prédio, que fica na Piazza della Libertà, e segue tradição dos palácios venezianos. Este palácio acolhia o conselho da cidade.

A Piazza della Libertà, que é considerada a praça mais bonita em estilo Veneziano da Europa, depois de Veneza. Ali ficava o mercado de vinho. A Torre Dell’orologio e os antigos prédios dos séculos 15/18 que estão ao redor da praça,  antigo local de execuções públicas da cidade.

A catedral Santa Maria Maggiore é um edifício imponente com dimensões monumentais e trabalhos de arte. 

A igreja dedicada a Santa Maria do Castelo é provavelmente a mais velha em Udine. Perdeu seu status de paróquia em 1263, quando foi anexada à paróquia maior de Santo Odorico, que se tornou a Catedral. Renovada muitas vezes através dos séculos, suas três naves preservam a atmosfera sugestiva de silêncio e de contemplação, frequentemente encontradas em igrejas antigas.


Durante o passeio pela cidade, vimos um lugar onde serviam vinhos em taça, Osterie Alle Volte (via Mercatovecchio, 4). Entramos no bar e degustei um belo prosecco: Foss Marai Brut Milesimato. Aproveitei para relembrar a minha visita à Montenisa, pedindo um Franciacorta Villa Crespi Novalia Brut.

Fomos a um restaurante em Udine muito gostoso chamado Osteria alle volte. Começamos com um Risoto de asparaggi, que foi acompanhado do vinho: Castelvecchio Carso Terrano, que harmonizou bem.

Posteriormente pedimos um prato de verduras grelhadas, acompanhado do vinhos: Damian Pricic Colle Duga Merlot 2010, que eram bem interessantes.

No dia seguinte fomos visitar a cantina Di Lenardo, que nos indicou dois restaurantes na cidade. Escolhemos o Antica Madalena (antigamente se chamava Madalena Sporcata), que fica na via Pelliccerie 4 (fone:39 0432 500544).

Iniciamos nossa refeição, provando o espumante rose Gigante prima Nera Brut (Ribolla Nera), da região de Udine, que era delicioso.

O menu da casa seguia as estações do ano e nós pedimos, como entrada:

 Sformatino di Brocoli con Fonduta di formaggi e bacon crocante.

Il Frico alle due manieri (prato tipico friulano: tortino morbide de patate e formaggio, e cannolo croccante fatto con il montasio stagionato)

Os pratos principais escolhido foram:

I Cjalsons di Treppo Càrnico (prato tipico della Carnia: ravióli ripiene di patate, uveta, melissa e buccia di limone, conditi con fuso, ricotta affumicata, zucchero i canella), um prato interessante.

Rostichiata  di coniglio con polenta e carcciofo.

Para acompanhar pedi o vinho Merlot Jacuss e o Cabernet Le Vigne di Zamò (Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon) da região do Friuli.

Ainda provei o delicioso vinho doce Ramandolo.

O local é bem moderno e os pratos muito criativos.

Nos nossos passeios, apesar do mal tempo, por esta cidade florida, vimos um cartaz interessante na rua, que dizia:

“Sei stanco? Sei stressato? Hai bisogno di un viaggio rilassante? Rivolgiti a noi: HONORANZE FUNEBRE F.LLI BELLINI Garantiamo riposo eterno. Nessuno è mai tornatto in dietro a lamentarsi.”
Engraçado não?

Na Itália vemos cada uma....

Voltando à sua história, Udine foi habitada desde a época neolítica, provavelmente por celtas. Depois da queda do império romano a região cresceu bastante.

Em 1420, Údine foi conquistada pela república de Veneza, ficando assim até 1797.

Durante a primeira grande guerra, o alto comando do exército estabeleceu-se em Údine, que foi apelidada de Capitale della Guerra.

Aproveitamos o outro dia para passear pela região próxima a cidade, conhecendo então a interessante Cividale del Friuli, com seu belo rio.


Valeu a pena a nossa estadia em Udine e os passeios que fizemos pela região do Friuli!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir

Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das pri...