segunda-feira, 24 de julho de 2017

Mastroberardino, produtor de grandes vinhos da Campania

Da cidade de Sorrento, partimos para o interior da Campania, desviando da rota para a Toscana, a fim de visitar a vinícola de Mastroberardino, na cidade de Iripinea.

As instalações desta vinícola ficam no coração da área de produção de três DOCG: Greco di Tufo, Fiano de Avellino e Taurasi. As vinhas ficam em várias áreas, de forma a guardar sua identidade e desenvolver variedades distintas. Além destas, ainda cultivam ali, as cepas: Falangina, Aglianico, Pedirosso e Coda di Volpe, além de azeite.

A vinícola produz 8 linhas de vinhos, de diversas categorias e tipos.

A família de Mastroberardino está dentro do contexto do vinho há mais de dois séculos.

Eu já havia combinado há meses, aquela visita e eles me disseram então, que me levariam a ver sua produção de vinho na Vila dei Misteri, que fica em Pompéia. (https://www.youtube.com/watch?v=88HZ39YJFlg).

Este projeto dos anos 90 tem um grande interesse histórico e é util para entender os elementos da viticultura atual. Ele é um tributo à comunidade de Pompeia, para a qual o vinho tinha grande importância.

Na última hora, no entanto, o meu contato, Virginia Picardi, me avisou que não seria possível mais a visita à Pompéia. O que foi uma pena!

Chegando na vinícola, soube que Virginia estava ocupada e depois de esperar bastante, me indicaram um outro senhor, por sinal muito gentil, para nos ciceronear.

Passeamos pela majestosa adega, com uma grande quantidade de barricas e seus domos, que se transformaram em verdadeiras galerias de arte, com o teto pintado pelos artistas: Rafaelle de la Rosa, Maria Micosi e Dorna Botez.

Toda instalação ali é muito bem cuidada e sóbria, dando a impressão de estarmos passeando por um convento.

Os vinhos de Mastroberardino já ganharam muitos prêmios internacionais, inclusive vários tre bicchieri, que é o prêmio máximo italiano do guia Gambero Rosso.

A vinícola Mastroberardino mais parece um misto de uma indústria química com casa tradicional, pela sua limpeza e cuidado com os mínimos detalhes de decoração.

Depois do passeio, começamos então a prova de vinhos:


Iniciamos com o Radici (Raiz), Fiano de Avelino 2015, que é um vinho muito concentrado e com grande complexidade.

Greco di Tufo Nova Serra 2015, outro grande vinho! Com deliciosos aromas e equilíbrio.

Raditi Taurasi Riserva 2007, um vinho inesquecível, com grande estrutura, concentração e delicadeza, além nos ofertar uma paleta de aromas comuns aos vinhos com certo envelhecimento. Este vinho mostra que ainda tem muito potencial de longevidade.

Redi More Irpinia Aglianico 2015 revelou-se  amplo e potente.
 Por indicação de nosso guia, acabei comprando um vinho Antheres Agliânico que passa 2 meses por técnica de apassimento, imperdível.

Apesar das atrapalhadas, foi excelente conhecer este lugar tão bem cuidado e os fantásticos vinhos da Campania!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...