segunda-feira, 2 de julho de 2018

Èze, cidadela que esbanja charme entre Mônaco e Nice, na Côtes D'Azur

Hospedados em Cagnes-Sur_Mer, fomos visitar a cidade de Èze, que é uma vila situada entre Nice e Mônaco.  (https://www.youtube.com/watch?v=yWIN0mAOnrA).


A vila foi construída sobre as ruínas de um castelo do século XII e, para visitá-la, é necessário estar preparado para subir as suas ladeiras. Existe um estacionamento caro e lotado, no pé do morro, de onde podemos iniciar a escalada.


A cidade é cheia de lojinhas de produtos finos, cafés mais econômicos, restaurantes e hotéis estrelados pelo guia Michelin.

Os seus becos e vielas dão um encanto especial àquela cidade, construída de pedra, com flores por todos os lados.

Èze foi descrita como um "ninho de águia”, por causa de sua localização com vista para um alto penhasco , 427 metros acima do nível do mar ,no Mediterrâneo francês. A cidade fica tão no alto, que a luz ocre de sua igreja Notre Dame de l’Assomption, construída em 1764, pode ser vista de longe. Uma cruz egípcia, dentro desta igreja, sugere as raízes antigas da aldeia, quando os fenícios ergueram um templo para homenagear a deusa Ísis.

O território do Principado de Mônaco tem início logo depois da aldeia Èze e vai até Menton, na atual fronteira italiana.

Tudo em Èze é chique, de bom gosto e caro, assim como vários hotéis frequentados pelos franceses e estrangeiros ricos.

Èze é um renomado centro turístico da Riviera Francesa , mundialmente famoso pela sua vista para o mar, a partir do topo de sua colina. Seu Jardin Botanique é conhecido por sua coleção de cactos e suculentas, bem como por suas vistas panorâmicas. Walt Disney passou uma parte significativa de tempo em Èze.

O edifício mais antigo da aldeia é a Chapelle de la Saint Croix, que remonta a 1306. A forma da torre do sino é uma indicação de que a vila já pertenceu à República de Gênova.

A pequena vila medieval é famosa por sua beleza e charme. Suas muitas lojas, galerias de arte, hotéis e restaurantes atraem um grande número de turistas. Como resultado, Èze tornou-se apelidado por alguns de um musée de aldeia , uma (aldeia de museu), como poucos residentes de origem local vivem ali.

Para curtir o luxo da cidade, tomamos um aperitivo rosè, Kir Royal, acompanhado de amendoins, bananas secas e azeitonas, em uma das sacadas do Chateau Ceze Hotel, com deslumbrante vistas para o Mediterrâneo.

O hotel tem áreas restritas para hóspedes.

Subimos também ao exótico jardim dos cactos, cuja entrada é paga. Achei muito árido depois de ter apreciado as flores que haviam por toda cidade.

Esculturas e jardins com chafariz se espalhavam por todo o nosso trajeto, revelando o bom gosto das pessoas que cuidam de Èze.

Aproveitamos o fim do nosso passeio pela graciosa cidade para comer uma salada e um crepe grand marnier ao cair da tarde.

Voltamos para Cagnes-Sur-Mer, realizados de ver tantas belezas!

Ainda na volta, passamos por Nice, exatamente na hora do extraordinário por do sol, na Promenade des Anglais. E assim fechamos nosso passeio com chave de ouro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...