terça-feira, 27 de março de 2012

Vinícola Fattorie del Colle

Vou iniciar este artigo contando da aventura de trilhar pelas estradinhas do interior da Toscana. Coordenadas erradas nos levaram a uma picada que terminava de repente no meio do mato. Procurei no mapa, a cidade mais próxima à Fattoria, que se chama Trequanda. No caminho para esta cidadela, vi uma pequena placa escrita Fattorie del Colle, e finalmente lá chegamos.
Bom restaurante de Trequanda (único aberto nestas noites)

A vinícola Fattoria del Colle é de propriedade da sra. Donatella Cinelli Colombini, que vem de uma tradicional família da região do vinho Chianti.

As primeiras citações de produção vinícola, na propriedade da Fatoria, datam do século XII com o seguinte nome: “Ermitorium S.Egidii de Querciola”.

Nesta propriedade existe uma linda capela onde são feitos casamentos e outras cerimônias religiosas. Esta capela foi construída em 1592.
Lá são produzidos os vinhos:

-       Leone Rosso Orcia DOC –  com as uvas: Sangiovese 60% e Merlot 40%. Ele tem uma cor rubi, e um aroma intenso e frutado. De corpo médio, tem um tanino forte e persistente. Graduação alcoólica: 14%. Seu preço é R$94,40. Harmoniza com carnes grelhadas, massa com molho de carne, paleta de cordeiro, queijo parmesão e risoto de funghi.

-        Cenerentola Orcia - DOC. Uvas: 65% de Sangiovese e 35% de Foglia Tonda (redonda). Sua cor é de rubi escuro, seu aroma é complexo de frutas vermelhas maduras e especiarias. Na boca é macio, intenso e harmonioso, com taninos maduros, de boa intensidade, de muito boa persistência. Graduação Alcoólica: 14%. Seu preço é de R$202,30. Harmoniza com carnes vermelhas, massas com molho de carne, costela de cordeiro, queijos parmesão e risoto de funghi.
     Obs: Cenerentola é a Cinderela de uma ópera cômica, cuja música é de Giachino Rossini.

    - Il Drago e le Sette Colombe IGT Toscana – É feito com as uvas: 60% Sangiovese, 25% Merlot e 15% Alicante. Ele tem uma cor de rubi intenso e aroma de especiarias e de frutas vermelhas. Na boca ele é potente e de boa estrutura. 


 -       Chiante Superiore DOCG – Ele é feito com 90% de uva Sangiovese e 10% Canaiolo Nero. Sua cor é vermelho escuro brilhante e com intenso aroma floral. Na boca seu tanino é intenso.


    - Sanchimento IGT Toscana Bianco - Ele é produzido com a uva Traminer. Apresenta uma cor de palha com reflexos verdes. Seu aroma é delicado, com traços de flores e frutas. Na boca é fresco e delicado, com notas de melão e com boa acidez.


   - Vin Santo del Chianti DOC -É produzido com as uvas Trebiano toscano e Malvasia del Chianti. Sua cor é dourada clara e seu perfume muito intenso, persistente. Sou gosto é um adocicado amável, quente e delicioso.

    - Passito Aromático da uva Traminer-  Ele é amarelado, com gosto doce e pleno, com notas de mel e fruta madura.

Lá fomos convidados para um maravilhoso jantar, no restaurante da Fatoria, em companhia da família de Donatella: Carlo, seu marido e Violante, sua filha e futura sucessora na administração das vinícolas.
Nesta ocasião provamos os vinhos das duas vinícolas, harmonizando-os com cada um dos pratos. Este foi um verdadeiro banquete.
Obrigado Donatella!


Como informação final, a importadora no Brasil destes vinhos é a viníssimo, cujo telefone é: (11)4195-5554 (http://www.vinissimo.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...