domingo, 31 de março de 2013

Cidades de Van Gogh no sul da França


Ao sairmos de Avignon fomos visitar as cidades por onde Van Gogh passou, viveu e deixou suas marcas. São elas Arles e Saint Remy, situadas na região da Camargue, no sul da França, ao lado do rio Reno.


Arles tem uma longa história, de considerável importância na província romana da Gállia Narbonesis.

Os monumentos romanos de Arles foram considerados, pela UNESCO, em 1981, como patrimônio da humanidade. Existem ainda ruinas, na cidade, de monumentos romanos como: anfiteatro, arco do triunfo, circo romano, teatro, aqueduto, moinho d’água e um circuito de muros.


Van Gogh era fascinado pelas vistas da Provence e  viveu em Arles entre 1888 e 1889, onde produziu mais de 300 pinturas e desenhos. Neste período suas pinturas atingiram um novo esplendor. Entre suas obras, as mais famosas são:

Le café de la nuit, Le chambre, Noite sobre o Reno e L Árlésienne.

Paul Gauguin visitou van Gogh em Arles. No entanto, o estado mental de Van Gogh, nesta ocasião foi piorando e ele ficando mais excêntrico. Foi nesta época que aconteceu o famoso incidente da orelha decepada. Isto ocorreu em dezembro de 1888 e culminou na internação do artista, por 2 dias no Velho Hospital de Arles.

Os Arlesianos fizeram circular uma petição em fevereiro seguinte, pedindo que Van Gogh ficasse confinado. Em maio de 1889 ele mudou de Arles para o asilo de Saint Paul, perto de Saint Remy, onde acabou se suicidando.

Chegamos em Arles no meio de uma chuva torrencial. O centro da cidade era cheio de ruas estreitas, sendo que algumas delas eram proibidas de serem trafegadas por carros, o que tornou nossa entrada na cidade, um caos.

Iniciamos o passeio em volta do coliseu romano. Neste passeio pudemos constatar o cuidado que os franceses tem com com suas relíquias. Estavam reconstituindo algumas partes do coliseu, com um tipo de jato de argamassa, de modo que ele fosse ficando como era antes, ou seja,na sua versão original.

Passamos pelo Café de la Nuit, para apreciar um dos locais frequentados e retratados por Van Gogh. Ele estava bem decadente.

Fomos ao Velho Hospital de Arles, para ver o local onde Van Gogh foi internado e  visitar os jardins que ele pintou.

Achamos mais tarde, com certa dificuldade e nos arredores da cidade Le Pont de L’Anglais, a ponte móvel imortalizada na pintura de Van Gogh.

De Arles partimos para Saint Remy.

Lá encontramos uma loja, curiosa, de carne de cavalo.

Outra coisa que nos chamou a atenção foi ver numa cidadezinha do interior da França, uma loja exclusivamente de sais de todo mundo. Ela se chamava E”ntre Sel e Terre”. Muito charmosa!

Como não podia faltar numa cidade francesa, também encontramos uma bela loja de queijos variados, exalando seus perfumes.

Fomos depois visitar um dos locais onde Van Gogh passou seus últimos momentos : a Maison de Santé, Saint Paul de Mausole.

O local é lúgubre, escuro e nada propício para uma pessoa com os problemas mentais de Van Gogh.

O prédio era rodeado de jardins, cuja vegetação, já conhecíamos por intermédio das pinturas deste artista. Os ciprestes tortuosos, os girassóis, as árvores retorcidas.

Entramos no prédio e fomos visitar o triste quarto  do artista, onde ele passou seus momentos finais.

Muito triste e impressionante!

Depois de toda esta experiência, partimos de volta para Avignon, depois de termos viajado pela história da Arte.


2 comentários:

  1. Van Gogh era muito talentoso, mas infelizmente à época seus trabalhos não eram reconhecidos e era muito problemático.

    ResponderExcluir
  2. Van Gogh veio a falecer em Auvers Sur Oise, uma cidadezinha a 30 km de Paris. La também está sua tumba e onde ele fez várias pinturas. Foi nesse local que o Dr Gachet cuidou dele até sua morte.

    ResponderExcluir

Do Brasil para Luxemburgo, Tenuta Foppa & Ambrosi

Tenuta Foppa & Ambrosi estreia neste mercado com exportação de 600 garrafas   Os ‘guris’ que começaram a elaborar vinho no porão de casa...