segunda-feira, 24 de março de 2014

Calais, norte da França

Saímos de Honfleur e fomos para Calais a fim de pegar o trem Eurostar para Londres.

Esperávamos que Calais fosse apenas uma cidade portuária, onde pudéssemos passar a noite (hotel Meurice, 96 Euros sem café da manhã. 1 grand rue Ducey. 50.220).

Como tínhamos um dia todo para passear pelo local e estávamos próximo da parte antiga da cidade, fomos caminhando até lá.

No caminho já encontramos uma bela obra de Rodin. Uma estátua composta por seis cidadãos que defenderam Calais dos ingleses.

Atrás desta estátua, ficava um lindo prédio da Câmara municipal. Aproveitamos para entrar e visitá-lo.

Passeando depois pelo centro, ainda nos deparamos com um pequeno museu que apresentava trabalhos excelentes de uma escultora chamada Elisabeth Cibot.,

Várias estátuas incríveis esculpidas em bronze,como a do capitão Nemo, de Julio Vernes, outra de uma mãe com sua criança, de uma mulher dançando e muitas mais com bastante movimento e expressão.

Se por um lado alegrei-me, por outro, esta exposição me deixou triste, pois nos damos conta que vivemos num país sem cultura. Na França, até mesmo numa cidadela, encontramos um museu, com entrada gratuita, e uma exposição de primeira.

Passamos depois pelo Restaurant de Beaux Arts, mas não o escolhemos, por ser especializado em comida árabe. Sempre prefiro pratos locais.

Fomos então almoçar no Restaurant bar à Vins, meio decadente e que indicava seu passado pomposo.

Os pratos ali eram básicos e a sobremesa veio com belo acabamento. Para acompanhar, pedi o vinho La Moienerie 2010, um gostoso Pouilly-Fumé.

No dia seguinte, fomos ao terminal de trem, para, pela primeira vez, pegar um TGV (tain de haut vitesse).

A estação era simples, mas bem moderna.

Pouco antes de o trem chegar, passamos pela alfândega francesa, com guardas muito sérios e com um cachorro que ficava circulando quando a esteira rolante trazia as malas.

Como fomos de classe turística, o vagão tinha poltronas confortáveis, porém de acabamento simples. Em poucos minutos chegamos a Londres

Um pouco de história:

Calais é uma cidade do norte da França localizada no departamento de Pas-de-Calais.

Calais está localizada no Estreito de Dover, no ponto mais estreito do Canal da Mancha com apenas 34 km de largura, sendo a cidade francesa mais próxima da Inglaterra.

A parte velha da cidade, Calais-Nord, está situada em uma ilha artificial rodeada por canais e portos. A parte moderna da cidade, St-Pierre, fica na parte sul e sudeste da cidade.

A origem da cidade é obscura. Ela foi fundada como uma vila de pescadores antes do século X.

No ano 997, o povoado foi remodelado pelo Conde de Flandres e mais tarde, em 1224, fortificado pelo Conde de Bolonha.

O povoado rendeu-se a Edward III, Rei de Inglaterra, em 1347, após o longo cerco (devido à fome). O povoado foi recuperado dos Ingleses a partir de 1558. Foi ocupado pelos espanhóis entre 1596 e 1598, sendo restituído à França pelo Tratado de Vervins.

As circunstâncias dramáticas deste cerco são comemoradas na famosa estátua de bronze dos "Seis Cidadãos de Calais", no exterior da Câmara Municipal.